top of page

A VERDADE que não querem contar para os professores.

Antes de tudo!

Se você não acredita que você poderá ser demitido em poucos anos, nem continue lendo. Você escolheu a pílula azul da Matrix e resolveu fugir da realidade e cada qual pague seu próprio preço.

Se resolveu continuar, você já deve ter tomado a pílula vermelha e irá “surfar” facilmente nas novas realidades, que já estão dentro de nossas casas. #VamosNessa.


A escola, que não é escola.

Passando pela timeline do tempo você vai perceber que o formato de escola como temos hoje está ligada diretamente ao surgimento do capitalismo. No período da revolução industrial havia a necessidade de mão-de-obra qualificada para operar as máquinas e para isso o operário precisaria ler no mínimo uma instrução básica. Foi nesse ponto, que começamos a criar os muros, as divisões por disciplinas.

Sim, imagine o que desejar. A categorização de disciplinas não foi definida para promover o conhecimento, mas para atender ao próprio sistema. A sua matemática, geografia, história, filosofia, educação física, sociologia, português redação, literatura, ciências, biologia, química, ensino religioso são caixinhas prontas para preparar eles para o cubo sistemático do capitalismo, nada mais que isso. Na verdade, é uma tentativa até mal sucedida, que até mesmo o próprio capitalismo sofre com a deficiência de uma educação para atender suas demandas.

Agora, se voltando para Grécia, o termo escola vem do grego “sholé” significando “lazer, tempo livre”. O foco não era em si a formação profissional, instrucional, mas a concepção da formação de novos governantes, políticos.

A escola antiga e grega tinha um sentido relacional e direta a realidade que era imposta. Fazia mais sentido para uma pessoa ir para escola do que hoje. Eu não aprendo porque alguém decidiu que tenha que aprender. Eu aprendo porque existe uma demanda social e precisamos fazer parte do mesmo jogo.

Hoje é senso comum que a escola não desperta mais interesses nos jovens. Na verdade, já existe um senso comum entre os próprios adolescentes. Uma pesquisa recente feita pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômico) verificou que jovens de 15 anos tem a compreensão de terem menos habilidades socioemocionais e criativas do que crianças de 10 anos.

Entende-se, que quanto mais avança na academia a escola inunda os jovens com diversos conteúdos sem sentido para agradar a um sistema “enraizado” de interesses sistemático e até pessoais do que a promoção de uma educação contextualizada com a realidade. Na prática é menos alunos na escola e quando estão na escola, na verdade não estão na escola em alma. É como se o professor falasse somente com as paredes (já deve ter sentido isso, sem dúvida). Quando falo escola estou falando claramente de escolas públicas e privadas.

Agora reflita nesse retalho. A forma como você ministra aula hoje é a mesma da época da revolução industrial, já pensou nisso? Existe uma demanda de qualificar nossos alunos para serem operários: operários da medicina, advocacia, indústria, comércio. O que querem nossos alunos?


Nascemos para evoluir e PRONTO!

Nascemos para evoluir e pronto. O poder de inovação da humanidade cresce de forma exponencial. Tudo está evoluindo, mas ainda beiramos na mediocridade de a educação ter seus próprios paradigmas.

Pairamos nos discursos de que a escola é isso aí e pronto. Pairamos em discursos de que colegas não querem evoluir. Pairamos no discurso que colegas preferem os quadros do que aprender coisas básicas de tecnologia.

O que quero dizer a você é que eles (os mantenedores do mal) aplaudem quando vocês ficam somente reclamando que a educação é esquecida, é jogada para o lado. Esses mantenedores do mal eu chamo de “Os gilsonsandrades” do mundo.

São políticos, prefeitos, donos de empresas que montam todo um circo de caos para que você perca tempo focando no ponto errado, enquanto eles destroem a educação. Você é um bobo na corte. Um bobo que agora deveria iniciar sua evolução independente desses “monstros do mal”.

Por outro lado, nem mesmos os “gilsonsanadrade” irão sobreviver ao espectro tecnológico. Esse está a frente e já ganhou sua própria evolução, seu próprio sentido de existir e isso que não estão contando para você.


O espectro tecnológico.

O mundo está ficando mais tecnológico. Exponencialmente é tanta informação que nenhum ser humano consegue acompanhar. Eu dormi e de repente acordo com 5G, metaverso, roblox, Nikeland, criptomoeda.

O espectro tecnológico é a existência da própria evolução. A evolução está acima de qualquer espécie, de qualquer reino animal. Na verdade, a evolução é prova real que Deus existe. Deus é um grande arquiteto e eu jamais teria força para travar esse lindo DESIGN.

A evolução está acontecendo. A escola que não é escola está ficando mais para trás. Está ficando no “gueto” da evolução. A escola da revolução industrial já foi EXTINTA. Os próximos passos vai ser a EXTINÇÃO dos personagens, como são hoje. O personagem professor da revolução industrial está sendo EXTINTO e isso é fato. Se você é esse personagem a sua única saída está dentro do novo jogo. O jogo é o espectro tecnológico.

Vamos para um exemplo. Nos últimos anos muitas escolas no BRASIL começaram a implantar EDUCAÇÃO FINANCEIRA como disciplina de aula. Enquanto, o professor acha que educação financeira é inovar, os alunos já estão falando, preocupado com CRIPTOMOEDAS. Alguns, já até ganhando dinheiro real somente jogando. Educação financeira é passado. Educação financeira é voltar a primeira revolução industrial.

Com na Grécia a escola não é para atender o capitalismo. A escola precisa estar acima do próprio sistema. O espectro tecnológico está acima do próprio sistema e você agora precisa estar dentro do espectro tecnológico. Isso, é não ficar de fora do grande design.




A pílula Vermelha e a verdade final.

À medida que o espectro tecnológico evolui, maior vai ser as diferenças sociais. Os mantenedores não querem quer você fique dentro desse espectro. Ele deseja que você fique fora e você está mordendo a isca do peixe maldoso dos “gilsonandrade”.

Entretanto, vai chegar um momento que nem esses peixes conseguirão mais mentir para você, ou será que você está fazendo de conta que não sabe? Nenhum país do mundo vai conseguir sustentar um aglomerado de professores desatualizados, fora do espectro. É isso que eles querem, mas quando você acordar amigo, já será muito tarde. Isso amigo, já está acontecendo.

Bem vindos a nova MATRIX.

bottom of page