top of page

Crie filhos extraordinários com experiências extraordinárias


Antes de tudo Cérebro e Neurônios

O nosso cérebro é uma das coisas mais extraordinárias da humanidade. Mais de 80 bilhões de neurônios, cada um com mais de 9 mil conexões, as quais determinam a natureza da nossa atividade mental, incluindo percepções de imagens e sons ao pensamento e raciocínio.

Toda vez que passamos por uma nova experiência, novas conexões entre os neurônios podem ser criadas. Essas novas reconexões conduzem a uma nova reprogramação no cérebro. Isso é muito maravilhoso, pois significa que podemos reprogramar nossos cérebros por meio de exercício de novas experiências e hábitos comportamentais.

O que quero dizer de uma forma prática é que o que molda nosso cérebro conforme Siegiel e Bruson (2015) é a experiência. Nesse exato momento, o cérebro do seu filho está sendo reprogramado, consequentemente, os momentos que você proporciona ou deixa de proporcionar ao seu filho irá determinar a estrutura do cérebro dele.

Com o tempo os pais começam a fazer questionamentos interessantes: Por que ele está fazendo isso se eu não ensinei? Eu não sei mais o que faço com esse menino(a)? Já falei milhares de vezes e ele não aprende?





Hábitos positivos, atitudes positivas

Primeiro saiba que você é um pai normal e esses questionamentos vão sempre existir. Por mais que você seja um superpai, o que você precisa entender é que cada ser humano é um ser humano. Segundo, não existe uma receita pronta para educar nossos filhos, mas a ciência como explicada acima, prova que se criarmos hábitos saudáveis de relacionamento com nossos filhos sem dúvida eles terão mais chances de se tornarem grandes seres humanos. Sim, queremos grandes seres humanos para termos um mundo melhor.

Os grandes problemas dos pais é que o olhar está sendo direcionado para o lado errado. Estamos em uma crise de humanidade, inteligência emocional que mesmo os pais mais brilhantes conseguem só perceber o filho por meio de notas escolares e se esquecem de que o mais importa é o domínio emocional. Seu filho não irá parar de mentir se não estiver um entendimento dos impactos que suas mentiras geram, seu filho não irá ser mais responsável só pelo fato de você desejar isso. É necessário reprogramar o cérebro de seu filho com novos hábitos, com novas experiências.


Reprogramação Neural

Qual experiência sua criança está tendo ao passar oito horas do dia estudando, quando na verdade deveria aproveitar a infância (momento mais propício a mudança emocional) para ter momentos de exercício, de atividades em grupos e de criatividade.

Não quero dizer com isso que a escola tradicional não seja importante, mas quero afirmar que a melhoria de uma melhor inteligência emocional irá resultar no sucesso escolar de uma forma natural. Essa mudança só acontecerá com a prática de novos hábitos para reprogramação de novas conexões.

Quando seu filho passatempo descontroladamente em telas de smartphones e computadores jogando, perceba que neste momento novas conexões neurais, criando e fortalecendo hábitos incoerentes. Ou você não conhece uma criança ou adolescente que em qualquer dificuldade se frustram, reclamam, fogem de responsabilidade?


Família presente

A melhor coisa que você pode dar para seu filho é a presença, essa é a experiência mais extraordinária. Recentemente devido a atividades educacionais viajo semanalmente para outro estado. Passo a semana inteira longe da família, tendo somente sábado e domingo. Isso irá durar ainda mais um mês. Nesse período de final de semana, enquanto estava conversando com meu filho que ele iria ganhar um acessório do boneco de Homem Aranha, ele simplesmente falou: “Eu só quero ficar com você”. Esse é um momento de conexão extraordinário, uma experiência que só nós que somos pais e mães conseguimos compreender. Não troque as pequenas oportunidades como essa, com atividades que não irão criar experiências educativas. Então, quantas vezes você se sentou ao lado de seu filho para acompanhá-lo em suas atividades escolares? Quantas vezes ao vê-lo fugindo de uma atividade de matemática você se sentou ao lado dele para orientá-lo ao invés de simplesmente reclamar?

Dessa forma, saiba que quanto mais experiências de conexão social seu filho ter, mais chance de ser um humano mais colaborativo, criativo e comunicativo ele terá. Não culpe a tecnologia por isso, pois a tecnologia quando bem usada é um dos meios o qual irá ajudar seu filho nesse processo.


A idade é importante.

Outra coisa que você precisa saber é que quanto menor a idade da criança e adolescente mais abertas a mudança, a novas conexões eles estão. Isso não significa que ele não mudará quando for mais velho, mas a mudança será mais lenta. Aproveite a infância de seu filho para criar os momentos mais especiais que ele precisa ter, mesmo que você não tenha tempo, incluía ele em escolas extracurriculares que favoreça esse ambiente cooperativo e criativo.


Experiências que irão ajudar seu filho

Para encerrar, segue uma lista de experiências que você pode fazer com seu filho que irá ajudar em criar conexões:

  • No mínimo uma vez por semana sente com seu filho para fazer atividade em conjunto. Não se trata apenas de aprender número, mas dele criar vínculos e experiência com você (Criar vínculo seguro).

  • Dá um tempo para a tecnologia e deixe o silêncio inundar sua casa. Desligue seu celular, o celular do seu filho e sejam provocados pelo silêncio. Essa prática com o tempo irá criar um ambiente mais comunicativo. Se não quiserem falar sobre nada, apenas deite-se e deixem suas mentes livres, apenas sinta o momento.

  • Incentive seu filho a fazer atividades esportivas ou a fazer desafios em grupos. Competições de robótica é um momento extraordinário para seus filhos criarem vínculos seguros com outros colegas e praticarem hábitos de socialização e responsabilidade.

  • Determinar limites é importante. Que tal conversar com seu filho e criar um acordo familiar de limite de uso de celular e consequências que serão atividades quando quebrar as regras. Deixe tudo sempre claro.

  • Seu filho está na faixa etária de 0 a 7 anos. Esteja presente o maior tempo possível com seu filho e incentive ele com atividades criativas.

  • Comportamentos ruins não são eliminados só porque desejamos ou falamos para nossos filhos. Dessa forma, busque um comportamento bom que possa substituir o comportamento ruim.

Bom é isso. Espero que tenha aproveitado o artigo. O mais importante de tudo é: esteja presente e possibilite momentos sociais com seu filho.


Autor: Reginaldo Santana (CEO MargiEducation)



MargiEducation

A margiEducation é a primeira escola de Sergipe e do Brasil a focar no desenvolvimento de habilidades emocionais (softskills) de crianças e jovens de 04 a 16 anos. A escola usa tecnologia de ponta como: Robótica, Drone, realidade virtual, planos de aulas com projetos científicos (STEM), para engajamento de seus líderes.

Em novembro de 2018, ainda em seus meses iniciais, a equipe de Robótica “Margianos” foi a primeira em nível de Sergipe na categoria de Inovação e a segunda geral. Em 2019 a projeção é levar 4 equipes para a competição, e seu filho pode fazer parte dessa aventura.

A margiEducaiton, ainda é parceira OFICIAL da CAMBLY, maior plataforma de professores nativos do mundo, que possibilita os margianos a terem aulas diretamente com estrangeiros.




625 visualizações
bottom of page