Minecraft: professor de filosofia de São Paulo inova na aula.

Pensar em inovar é bacana, mas o legal mesmo é fazer isso na prática e alinhando as novas perspectivas da nova escola, não importando se o modelo é presencial, remoto ou híbrido.

É nessa perspectiva que o professor de Filosofia Manoelito Soares da cidade de Praia Grande – SP (Rede Estadual) está inovando sua aula com o uso do Minecraft Education.


O tema da aula era sobre a Dialética (Socrátes, Hegel e Marx), no entanto o professor Manoelito queria fazer algo diferente, uma estratégia que fosse possível os alunos entenderem melhor o assunto e já alinhado as novas habilidades requeridas da BNCC (Base nacional comum curricular), como exemplo a CULTURA DIGITAL.


Do mundo da Dialética, o professor provocou os alunos da 1ª série do ensino médio, a questionarem como seria sua escola do futuro com base nas discussões em sala de aula, e em todo o processo vivenciado por todos na pandemia.


Foi partindo desse ponto, que ele propôs aos alunos criarem sua escola do futuro usando o Minecraft Education. “Quando eu falei a ideia do Minecraft foi aquela euforia. Via os brilhos nos olhos e o interesse. Fiquei muito feliz pela participação. Inclusive eles fizeram de tudo para resolver todos os problemas que ia surgindo em instalar o game no smartphone, ou em seus computadores” disse o mestre Manoelito.


Depois da realização dos trabalhos, o professor Manoelito fez o fechamento do conteúdo da Dialética com a escola do futuro criada por eles. Alunos enviaram fotos de suas obras de artes no Minecraft diretamente para o professor, e também não deixaram de mostrar aos seus familiares. Eles já pediram ao professor Manoelito que querem mais aulas com Minecraft.


Legenda: trabalhos dos alunos no Minecraft e professor Manoelito Soares.


O professor Manoelito relatou que foi incentivado a usar o Minecraft depois de ter feito a “Formação Completa de Gameficação do Minecraft”, onde teve todo apoio da equipe pedagógica da Margi para usar a estratégia em sua aula.

O professor Manoelito Soares faz parte de uma rede de professores, que estão transformando na PRÁTICA a forma de educar os alunos brasileiros e sua dedicação é um exemplo de professor Herói.


Mundo Minecraft

O Minecraft é um dos jogos mais baixados mundialmente e seu uso está em expansão em escolas de todo o mundo. Da educação infantil ao nível superior.

É um game de mundo aberto, onde você pode criar qualquer coisa, o limite é sua imaginação e escolas de todo o mundo estão aderindo a gameficação imersiva em suas aulas. Para se ter uma ideia, o governo da Irlanda do Norte desde 2015 já incluiu a ferramenta na sua grade curricular.

Na MargiEducation você tem acesso a cursos completos, planos de aulas em minecraft prontos para todas as disciplinas, além de contar com todo o suporte para levar esse novo mundo para sua aula.


Baixe os materiais a seguir para iniciar no mundo minecraft.


  1. Guia Rápido - Primeiros passos no Minecraft >>

  2. Como levar o Minecraft para minha escola? >>


by MargiEducation.


162 visualizações